Você Comete Esses Erros?

Publicado por Administrador

Tem coisa mais irritante do que tentar assistir ao seu programa preferido quando o sinal da tv está ruim? E ouvir música num rádio mal sintonizado? Ninguém gosta de ruído. Mas o problema é que a gente encontra ruído em tudo que é lugar. Até nos textos escritos há ruído. São os erros de escrita. Eles são de vários tipos e causam diversas reações nos leitores: distraem, irritam e provocam até risos, o que não é nada bom! 

Qual o nível de ruído dos seus escritos? Você comete muitos erros? Não acha que já está na hora de descobri-los e eliminá-los? Muita gente nem tenta porque pensa que é difícil. Mas a verdade é que, apenas eliminando alguns erros de fácil correção, a qualidade da sua escrita atingirá um nível superior, e os leitores não terão mais motivos para reclamar, nem rir.

Para ajudar os escritores do Clímax nessa questão, eu organizei uma lista de alguns dos problemas mais frequentes e suas soluções. São erros de todos os tipos e não apenas gramaticais. A estética e a organização são igualmente importantes. Veja se você comete algum desses erros e aprenda a evitá-los:

1. Usar reticências no lugar de ponto final ou vírgula, ou sem motivo algum:

Errado: Eu senti… que ele estava triste… mas eu também estava triste… os dois estávamos magoados…

Correto: Eu senti que ele estava triste, mas eu também estava triste. Os dois estávamos magoados.

Na grande maioria das vezes, só precisa substituir as reticências por ponto final. Reticências são usadas muito, mas muito raramente. Elas servem para indicar discurso interrompido por algum motivo. Ninguém se expressa interrompendo a fala a cada duas palavras ou a cada frase. Só se for incrivelmente gago! E, nesse caso, não precisa ser gago também quando escreve.

2. Escrever ‘mais’ no lugar de ‘mas’:

Errado: Meu marido me trai, mais ao menos não me deixa saber.

Correto: Meu marido me trai, mas ao menos não me deixa saber.

Mentalmente, substitua a palavra duvidosa por ‘porém’. Se fizer sentido, é porque o certo é ‘mas’. Simples assim! A palavra ‘mas’ é sinônimo de ‘porém’. 

3. Usar ‘a’ em vez de ‘há’:

Errado: Não vejo o Rafa a anos. 

Correto: Não vejo o Rafa há anos. 

Se, mentalmente, puder utilizar a palavra ‘faz’, é porque provavelmente o certo é ‘há’. Por exemplo, considere esta frase: ‘Visitarei sua mulher daqui a dois dias.’ Aqui não cabe ‘faz’; então ‘a’ deve estar correto, e está de fato.

Só lembrando que esses ‘truques’ nem sempre funcionam. Use o bom senso para se decidir.

4. Não acentuar as palavras que pedem acento:

Errado: E claro que voce me da tesao! 

Correto: É claro que você me dá tesão!

Na verdade, se seus textos possuem muitos desses erros, o problema é de atitude. Não tenha preguiça. Há muitos programas e sites gratuitos que podem ajudar você com a acentuação. 

5. Escrever em INTERNETÊS:

Errado: Td q eu qro eh comemorar meu niver longe daki. 

Correto: Tudo que eu quero é comemorar meu aniversário longe daqui.

O Português ainda é o nosso idioma oficial, e nem todo mundo aceita ou entende o dialeto dos internautas. Se você tem textos com esse tipo de linguagem, é fácil consertar. Utilizando o recurso de substituir palavras no Word, uns poucos cliques já resolvem. Se não souber como fazer, assista a um vídeo no Youtube.

6. Usar o infinitivo no lugar da forma verbal flexionada e vice-versa:

Errado: Você estar me deixando louco.

Correto: Você está me deixando louco. 

Tetando simplificar ao máximo (os professores de gramática podem me odiar por isso), forma infinitiva é quando o verbo termina em ‘r’. Exemplos: pular, correr, saltar, rir, por. 
Tente escrever o verbo no plural, assim: 

Vocês estão me deixando louco. 

Note que essa nova forma do verbo (‘estão’) não termina em ‘r’. Isso quer dizer que, na frase original, também não deveria ter um ‘r’ no final do verbo. Então o correto seria: 

Você está me deixando louco.

7. Não dar espaço depois da vírgula ou do ponto final:

Errado: Eu quero saber de tudo: com quem você anda,aonde vai,que horas volta.Entendeu?

Correto: Eu quero saber de tudo: com quem você anda, aonde vai, que horas volta. Entendeu?

Esse é um problema tipográfico que afeta severamente a estética visual do texto. É um dos piores defeitos que um texto pode apresentar. Para corrigir, novamente o mecanismo de substituir do Word é perfeito. Substitua todas as vírgulas por uma vírgula e um espaço. Faça o mesmo para os pontos finais.

8. Mal uso das maiúsculas e das minúsculas:

Errado: agora eu Sei com Quem você anda me Traindo, maria!

Correto: Agora eu sei com quem você anda me traindo, Maria! 

Toda frase começa com letra maiúscula, assim como todo nome de pessoa. Há outros motivos pro uso das maiúsculas. Procure se informar deles. Nunca utilize maiúscula em palavras no meio da frase sem uma boa justificativa gramatical. 

9. UNDERLINE no lugar de travessão:

Errado: _ Socorro! Tem um homem pelado no meu quintal!
Correto: – Socorro! Tem um homem pelado no meu quintal!

Geralmente esse problema ocorre em trechos de diálogos. Por causa da dificuldade de produzir o travessão no computador, muita gente utiliza o ‘underline’ e outros sinais para indicar diálogo. Há muitas pessoas que utilizam o hífen (eu, por exemplo, fazia isso! rs rs). Mas o correto é o travessão. Para produzi-lo no Word, digite dois hifens seguidos e dê um espaço. Há ainda teclas de atalho para isso, mas variam de programa para programa. 

10. Não utilizar pontuação, escrevendo longas e confusas sequências de palavras:

Errado: E com Agenor isso se repetiu a mulher perfeita estava ali pertinho dele sentada às vezes ao seu lado atendia pelo nome de Mila nome de artista e para Agenor ela era a artista da vida dele.

Correto: E, com Agenor, isso se repetiu. A mulher perfeita estava ali, pertinho dele, sentada, às vezes, ao seu lado. Atendia pelo nome de Mila. Nome de artista e, para Agenor, ela era a artista da vida dele.

Eu sei que as vírgulas são complicadas de usar. Mas os pontos finais, nem tanto! Utilize o ponto final sempre que possível. Todo trecho que encerrar um pensamento completo pode terminar com um ponto final. É difícil de explicar melhor sem entrar em detalhes e exemplos mais alongados. Mas uma ótima maneira de aprender a usar o ponto final é ler textos de bons autores e observar como eles fazem. Leia em voz alta para perceber o ritmo e a lógica das frases. 

Esses foram os ‘top 10’ erros cometidos por nossos escritores. Não estão na ordem de importância porque achei difícil ordená-los assim. E também posso ter deixado de fora outros mais relevantes. Acredito, porém, que, se esses sumirem dos seus trabalhos, os leitores terão uma boa impressão de você como escritor. Para aqueles que não se ‘identificaram’ com a lista, meus parabéns! Para quem se identificou, é só trabalhar um pouco mais. Não precisa tentar escrever perfeito. Não é essa a questão aqui. Mas pode ao menos se esforçar um pouco e oferecer aos leitores textos com menos ruídos. 

Comentários

  1. Caro administrador, eu, Loerin Loirenbau, pretendo lançar um e-book/livro de contos eróticos ilustrado (o desenhista é excelente profissional). Pergunto: divulgá-lo aqui, em busca de compradores do produto, seria possível, ou caracterizaria um spam, vetado?

    ResponderExcluir
  2. Olá! Não é uma coisa que costumamos fazer aqui; mas podemos estudar seu caso. Fale comigo pelo site.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma Breve História do Clímax

Como Escrever um Conto Erótico

O Novo Blogue do Clímax